BENEFÍCIOS

EMBALAGENS DE VIDRO > BENEFÍCIOS

O vidro é uma opção de embalagem com benefícios incontornáveis para a saúde  e  o ambiente. Ao escolher embalagens de vidro para produtos de consumo alimentares, como iogurtes, mel ou alimentos para bebés, vinho, cerveja, azeite, sumos, refrigerantes, entre muitos outros exemplos, sabe que está a pensar na sua saúde e a cuidar do ambiente.

 

Feito totalmente de matérias-primas naturais, o vidro é simples e não causa danos significativos ao meio ambiente. É a única embalagem que é simultaneamente reutilizável e infinitamente reciclável, num ciclo fechado e infinito. Assim, quando reciclamos as embalagens usadas, reduzimos a produção de resíduos, diminuímos o consumo energético e as emissões de CO² associadas e poupamos nas matérias-primas naturais.

Vantagens para a Saúde

1. Impacto nulo na composição dos alimentos e bebidas, 100% de valor nutricional
Ao ser inerte, o vidro não reage física ou químicamente no contacto da embalagem com o seu conteúdo ou com o meio ambiente. Assim, as embalagens em vidro não removem ou adicionam nada aos produtos que contêm. Isso garante as qualidades originais dos alimentos, não apenas as propriedades organolépticas, mas também a qualidade e as propriedades nutricionais, mesmo em armazenamento prolongado.

2. Segurança Alimentar
As embalagens de vidro não precisam de camadas internas (vernizes, plásticos …) para serem impermeáveis ou evitarem a corrosão. O vidro pode estar em contacto direto e seguro com os alimentos ou bebidas de toda a família e, graças à sua própria natureza inorgânica e às características do seu processo de fabrico (temperaturas muito altas, automação e protocolos rigorosos de controlo de qualidade), é também um material asséptico, que suporta tanto o uso de micro-ondas, quanto as altas temperaturas para esterilização, pasteurização ou banho-maria.

3. 100% natural
A composição do vidro é 100% natural (areia, carbonato de sódio e calcário) o que garante a máxima qualidade tanto da embalagem como do seu conteúdo, promovendo um estilo de vida guilty-free. Ao contrário de outras embalagens que incluem produtos químicos nocivos, a composição do vidro não envolve qualquer elemento que possa ser tóxico ou perigoso. Até agora, o vidro é o único material de embalagem que recebeu o selo GRAS pela FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos.

4. Preservação do sabor original dos alimentos e bebidas
Sendo uma embalagem natural, inerte e sem aditivos, o vidro é o único material que não confere sabor ou odor aos produtos embalados, mesmo em armazenamento prolongado. Os alimentos mantêm as suas propriedades como se viessem diretamente da produção, para as mãos do consumidor. Adicionalmente, o vidro transmite confiança porque permite visualizar o produto embalado. Optar por produtos embalados neste material evita surpresas no momento de consumo, permitindo logo na compra, ter uma visão clara da qualidade e quantidade do que se está a levar para casa.

Preocupações Ambientais

1. Preservação das matérias-primas naturais:  Reciclar as embalagens de vidro usadas é sinónimo de cuidar do nosso planeta e poupar os seus recursos naturais. O vidro é um material 100% e infinitamente reciclável, nunca perdendo as suas características físicas e químicas originais, o que permite fabricar novas embalagens a partir das embalagens de vidro depois de usadas, poupando assim matérias-primas naturais. Para produzir 1 tonelada de vidro é suficiente 1 tonelada de embalagens usadas ou 1,2 toneladas de matérias-primas originais.

2. Redução de resíduos em aterros sanitários: A reciclagem das embalagens usadas evita a deposição em aterro das embalagens usadas (apesar de o vidro ser inerte e no limite se fundir com a natureza, sem se decompor em micropartículas que causam toxicidade na cadeia alimentar). É importante assim depositar corretamente as embalagens de vidro depois de usadas, na rede de recolha adequada (normalmente o Vidrão), para que tenham uma nova vida e o seu ciclo não seja interrompido, acabando num aterro sanitário.

3. Sustentabilidade e Inovações tecnológicas:  Os fabricantes de embalagens de vidro têm feito um investimento contínuo na eficiência energética e na redução do peso das suas embalagens, para tornarem a sua produção ainda mais sustentável. Atualmente, as embalagens de vidro são 30% mais leves do que eram há 20 anos e o consumo de energia reduziu quase 50% em 40 anos.

Create your account