A TIP FOR NATURE

PARCERIAS > A TIP FOR NATURE

O aumento da taxa de recolha e reciclagem das embalagens de vidro usadas é um dos principais objetivos da AIVE nos próximos anos. Um dos setores onde há maior oportunidade para alavancar os níveis de reciclagem do vidro em Portugal, é o canal HORECA, que engloba os hóteis, restaurantes e cafés. Em Portugal este setor conta com 73,6 estabelecimentos por 10 mil habitantes, a taxa mais elevada da Europa.

O canal HORECA regista um elevado consumo de embalagens de vidro: cada HORECA produz, em média, anualmente 2.045 kg de embalagens de vidro em comparação com os 63 kg produzidos pelas famílias portuguesas. No entanto, de todas as embalagens de vidro consumidas no HORECA (150 mil toneladas), cerca de 97 mil toneladas não estão a ser recicladas, uma vez que este canal apenas separa 36% das embalagens de vidro usadas que gera.

Assim, a AIVE, em parceria com a FEVE (Federação Europeia do Vidro de Embalagem), associam-se durante o ano de 2023/2024 à cadeia de hóteis The Editory Collection Hotels, para desenvolver o um projeto piloto: A Tip for Nature.

Desafio

Desenvolver um programa piloto de comunicação digital para a cadeia hoteleira nacional The Editory Collection HotelsEditory, com o objetivo de testar o impacto da comunicação nos níveis de reciclagem alcançados ao longo de 1 ano de análise.

OBJETIVOS

  1. Aumentar a sensibilização e educar o staff sobre os benefícios da recolha de vidro.
  2. Envolver os funcionários e clientes do hotel na campanha.
  3. Mudar os comportamentos.
  4. Ultrapassar os principais obstáculos à recolha de vidro no sector HORECA.
  5. Melhorar os níveis (quantidade e qualidade) das embalagens de vidro recolhidas antes e depois da campanha na cadeia hoteleira.

Create your account