SUSTENTABILIDADE > ESCOLHA RECICLAR
Há poucos materiais tão circulares como o vidro de embalagem. A embalagem de vidro é 100% e infinitamente reciclável, sem perder nenhuma propriedade, sendo, ainda, completamente inerte, motivo pelo qual é o material de embalagem que desde tempos longínquos mais é reciclado no nosso planeta. Ao reciclar, é ainda possível poupar tanto nas matérias-primas, como no consumo de energia, assim como reduzir as emissões de CO2 e a quantidade de embalagens depositadas em aterros.
A sustentabilidade deste material é evidente, mas embora reciclado em Portugal, desde os anos 80, o seu valor ainda não é entendido por todos. Em Portugal apenas foram recicladas 55% de todas as embalagens de vidro usadas em 2021 e todo esse vidro foi usado para fazer novas embalagens de vidro.
Este resultado não está diretamente relacionado com a capacidade de reciclagem existente no nosso país, mas com a sua disponibilidade resultante da recolha desta matéria-prima secundária
Apesar de no nosso dia a dia, utilizarmos inúmeros objetos em vidro, nem todos podem ser colocados no vidrão ou ecoponto verde. A composição química do vidro de embalagem é diferente da composição química de outros produtos ou objectos em vidro:
Através de entidades criadas para este efeito, estes resíduos são encaminhados para a indústria do vidro de embalagem, que diretamente ou através de outras empresas, os preparam para poderem ser utilizados como matéria-prima (casco de vidro) nos seus fornos de fusão. Surge, então, depois desta fusão, uma nova embalagem de vidro, que inicia, um novo ciclo, depois de ser utilizada para embalar qualquer bebida ou produto alimentar.
Os intervenientes
O Consumidor responsável é a figura principal do ciclo da reciclagem das embalagens de vidro. A sua colaboração, separando a embalagem de vidro depois de usada e introduzindo-a no vidrão ou ecoponto verde, é fundamental.
A Recolha Seletiva é a operação executada pelos sistemas municipais ou autarquias e que consiste na recolha das embalagens vazias, dos equipamentos de recolha selectiva e o seu transporte para os silos municipais.
A Unidade de Tratamento de Casco é a unidade industrial para onde se transportam os resíduos das embalagens de vidro, recolhidos nos silos municipais. Aqui os resíduos são limpos de todos os contaminantes – rótulos, gargantilhas, tampas, rolhas, ou seja, tudo aquilo que fazendo parte da embalagem não é vidro e, de todos os outros materiais que inadvertidamente se encontram no vidrão/ecoponto verde.
O Fabricante de embalagens de vidro é a instalação industrial, em cujos fornos de fusão se introduz, na mistura vitrificável, este casco tratado (vidro reciclado), devidamente limpo e que irá dar origem a novas embalagens de vidro.
Está assim concluído o ciclo de vida da embalagem de vidro: um verdadeiro ciclo fechado e infinito, onde é o simples gesto de encaminhar a embalagem vazia para o vidrão ou ecoponto verde, que permite a circularidade deste material de embalagem.
No products in the cart.